Make your own free website on Tripod.com

gatitios1.jpg

Dicas

Início
Fórum
Notícias
Galeria
SlideShow
Nós, Os Miaus
Os Principes: Luc e Tim

Dicas

gato23.gif

Castração de Gatos
 

 
 
Em países como a França ou os EUA, mais de 50% dos
gatos são castrados.
A esterilização torna os animais de companhia mais agradáveis, além de ser uma medida eficiente do controlo de natalidade.

Vantagens da Esterilização

A esterilização tem vantagens para o gato, para o seu dono e é essencial para assegurar o controle da população felina e da saúde pública.

Os gatos não esterilizados são mais agressivos, tendem a fugir, envolvem-se em lutas, e estão em maior risco de contraírem doenças relacionadas com dentadas (exp.: abcessos de pele, FIV – Vírus da imunodeficiência felina) e de serem atropelados.Isto explica, provavelmente, a menor esperança de vida dos gatos não castrados.

Alterações de Comportamento

A esterilização é frequentemente requisitada pelos donos para evitar problemas comportamentais associados à maturidade sexual.
Esses problemas surgem devido ao aumento de testosterona, que é produzida pelos testículos.
Os gatos não castrados tendem a evitar os contactos corporais, pelo que a castração melhora muito a sua sociabilidade, principalmente se ocorrer antes da puberdade.
A marcação com urina, o hábito da vadiagem, as lutas, o arranhar de árvores, e por vezes, mobiliário e paredes, podem ser eliminados em 80 a 90% dos gatos, através da sua castração.

Alterações Metabólicas

A maioria dos gatos aumenta de peso após a castração.
Esse aumento deve-se, aparentemente, a um aumento da ingestão de comida (2 a 18%) e à diminuição das necessidades energéticas.

O Procedimento Cirúrgico

A cirurgia é simples, raramente traz complicações e é indolor para os animais, pois são anestesiados.
Após a cirurgia, podem fazer a sua vida normal, não requisitando qualquer precaução especial, para além da vigilância dos donos.

Recomendações

É recomendado o uso de ração própria para animais castrados, de modo a evitar o aumento de peso, ou no mínimo, a reduzir um pouco a quantidade fornecida.

Recomenda-se a castração de todos os gatos FIV positivos, de
modo a prevenir a infecção de outros gatos.

Para qualquer esclarecimento, aconselhe-se com o seu
médico veterinário.



Criadores de gatos persas, shar pei e chow chow. Comércio de rações venda filhotes raça criação ração pedigree foto cachorros cães gatinhos animais cão lop manipulação genética bons exemplares porto portugal

chow chow shar pei gato persa

chow shar pei gatos persas rações

Enter supporting content here